Nikotinentzug - Snushus EU

Durante a abstinência de nicotina, o corpo e a mente reagem com sintomas desagradáveis de abstinência. Estes ocorrem em fases específicas, que podem ser divididas. Fala-se aqui da curva de dependência na abstinência de nicotina. 

Para uma abstinência bem-sucedida, é aconselhável conhecer os sintomas de cada fase para se preparar mentalmente. Damos-te um guia sobre a curva da dependência da nicotina e explicamos como lidar melhor com os sintomas.

O que é a curva da dependência?

Uma Dependência da nicotina surge quando produtos contendo nicotina são consumidos regularmente e o corpo desenvolve dependência. A nicotina é uma toxina nervosa altamente viciante que provoca algumas alterações no corpo. Por exemplo, ao ser consumida, o corpo liberta mais dopamina, uma hormona que causa sensações de felicidade e relaxamento. 

Devido ao aumento da produção de dopamina, o cérebro forma mais recetores para absorver a dopamina. Se a nicotina for retirada de repente, a produção de dopamina diminui e os recetores ficam vazios. Neste caso, não só o efeito de recompensa desaparece, como podem surgir reações negativas como maior irritabilidade ou depressão. 

Se fumares regularmente, o teu cérebro forma continuamente novos recetores. Isso significa que a quantidade de nicotina tem de ser aumentada para alcançar o mesmo efeito de antes. O corpo torna-se dependente da nicotina e envia sinais para garantir que o fornecimento continue. 

Estes sinais e reações do corpo após a abstinência são representados na curva da dependência da nicotina. Ela ilustra quando o corpo reage com quais sintomas à abstinência. As reações são especialmente fortes quando o Parar de fumar é feita de repente e se fumou durante anos antes.

Em que fases ocorre?

A curva da dependência em Abstinência da nicotina normalmente decorre em cinco fases. A intensidade dos sintomas nestas fases depende da duração da ingestão de nicotina e da tolerância do teu corpo. Resumimos as fases para ti:

Primeira fase: Uma semana após a cessação da nicotina

A primeira semana após a cessação da nicotina é a mais difícil para a maioria, pois o corpo reage com sintomas intensos. As reações físicas incluem tonturas, problemas circulatórios, dificuldades de concentração e suor. Psicologicamente, o cérebro reage com nervosismo e maior irritabilidade.

Segunda fase: Duas a quatro semanas após a cessação da nicotina

Os sintomas físicos e psicológicos de abstinência começam a diminuir já na segunda semana, mas o desejo por nicotina torna-se mais forte. Muitas pessoas pensam que a abstinência está superada a partir da terceira semana e recompensam-se com um cigarro ou outros produtos. Tenta não ceder nesta fase.

Terceira fase: Quatro a dez semanas após a cessação da nicotina

A partir da quarta semana, os sintomas físicos diminuem significativamente, mas podem surgir alterações de humor e ataques súbitos de dependência. Prepara-te para estes.

Quarta fase: Mais de dez semanas

Na décima primeira semana, os sintomas de abstinência devem ter desaparecido completamente. Mas o risco de recaída ainda existe!

Quinta fase: Após seis meses

Embora muitos considerem que o vício foi superado após três semanas, só após seis meses há certeza de que a nicotina pertence ao passado. Nesta fase, os ataques de vício também não devem ocorrer.

Como se pode preparar para as diferentes fases?

Os sintomas de abstinência na cessação da nicotina não podem ser evitados, mas podes preparar-te para a curva do vício para aliviar um pouco os sintomas. Em vez de uma abstinência abrupta, muitos conseguem uma abstinência gradual melhor, especialmente para fumadores de longa data. A abstinência gradual visa reduzir a quantidade de nicotina progressivamente com adesivos de nicotina ou pastilhas de nicotina. Outra variante são Chewing Bags, com os quais também é possível reduzir a quantidade de nicotina. Chewing Bags existem tanto em versões suaves como fortes. Estão disponíveis em diferentes sabores para agradar a todos os gostos.

 

Estas dicas ajudam-te na preparação:

      Assegura-te de ter água suficiente e pastilhas ou gomas sem açúcar para quando a tua boca ficar entediada.

      Meditação, treino autógeno e exercícios de relaxamento ajudam a reduzir o nervosismo e a irritabilidade.

      Prepara-te para uma forte diminuição da tua capacidade de concentração, especialmente na primeira semana. Divide grandes tarefas em pequenos passos para que sejam mais fáceis de realizar. Além disso, listas de tarefas podem ser úteis.

      Arranja algo para te distraíres. De preferência um novo hobby ou desporto. O desporto ajuda também a controlar os ataques de fome intensa.

Conclusão

A curva do vício na abstinência da nicotina descreve as várias fases que o corpo atravessa após deixar de fumar. Estas são caracterizadas por diferentes sintomas físicos e psicológicos. Normalmente, surgem manifestações físicas como dores de cabeça, tonturas, náuseas ou dificuldades de concentração. 

As manifestações psicológicas incluem, entre outras, depressão, nervosismo ou irritabilidade. Estes sintomas não podem ser evitados, mas podes preparar-te para eles. Assegura-te de beber bastante líquido e de ter pastilhas elásticas para manter a boca ocupada. Um novo hobby pode ajudar-te a distrair a mente e a afastar-te do vício. Promove mais relaxamento através de treino autógeno ou yoga. 

Se a abstinência abrupta for demasiado difícil, podes tentar uma abstinência gradual.