Wie lange bleibt Nikotin im Körper? | Snushus klärt auf

Explicamos como a nicotina se comporta no corpo e se faz diferença fumar, vaporizar ou usar snus.

Produtos de tabaco como cigarros, rapé ou snus contêm nicotina, pois esta ocorre na planta do tabaco. A nicotina provoca reações químicas no cérebro poucos segundos após a ingestão, como um efeito estimulante no corpo ou um aumento da atenção.

Neste artigo de blog, queremos analisar detalhadamente quanto tempo a nicotina permanece no corpo e quando começa a ser eliminada. Além disso, explicaremos brevemente quanta nicotina é absorvida ao fumar, vaporizar ou usar snus.

Como pode a nicotina ser detectada no corpo?

Quando o corpo absorve nicotina, a substância passa por vários órgãos e não é apenas o pulmão que é afetado. A maior parte é eliminada pelos rins. Durante a eliminação, o corpo converte a nicotina em cotinina. A cotinina é um produto metabólico da nicotina e pode ser detectada através de testes laboratoriais no sangue, urina ou saliva.

A concentração de cotinina depende da duração e da quantidade de tabaco fumado. O teste mais fiável é a medição do nível de cotinina no sangue.

Quanto tempo permanece a nicotina no corpo?

O corpo demora em média até oito horas para eliminar a nicotina após o cigarro. Em fumadores regulares, a cotinina pode ser detectada até dez a trinta dias após o cessar de fumar.

Um estudo publicado no American Journal of Public Health descobriu que a concentração de cotinina em fumadores ocasionais regressava a níveis normais comparáveis aos de não fumadores após cerca de quatro dias. Segundo o estudo, a concentração de cotinina diminuiu de 294 ng/ml para 10 ng/ml no quarto dia em todos os participantes.

Quanto tempo é a nicotina detectável no sangue?

Como já mencionado, o teste sanguíneo é o mais fiável para detectar nicotina no corpo. O valor médio também foi de cerca de dez dias.

Como pode a eliminação ser acelerada?

Para que o corpo elimine a nicotina mais rapidamente, existem algumas formas de acelerar o processo. Naturalmente, deve-se primeiro parar de fumar e dar uma pausa ao corpo. Praticar desporto ao ar livre, por exemplo, ajuda a eliminar a nicotina mais rapidamente da corrente sanguínea, pois o metabolismo é estimulado pela atividade física.

Além disso, alimentos saudáveis também ajudam a reduzir o teor de nicotina. Uma alimentação equilibrada ajuda o corpo a regenerar-se.

Quanto nicotina contêm os cigarros, cigarros eletrónicos e snus?

Um cigarro contém em média entre 7 a 20 mg/g de nicotina, dependendo da marca. No entanto, o corpo não absorve todo o teor de nicotina, mas apenas 1 a 2 mg/g por cigarro. Nos cigarros eletrónicos é semelhante, contendo em média cerca de 20 mg/g de nicotina. Também aqui não é absorvida a totalidade, mas apenas uma pequena percentagem.

No tabaco de mascar ou nos saquinhos de nicotina sem tabaco, o teor de nicotina varia muito consoante a marca. Um dos produtos mais fortes no mercado Chewbags é o Siberia Rot -80 Degrees WDP Slim com um teor de nicotina de 45 mg/g. Em média, a maioria dos produtos tem cerca de 10 a 20 mg/g de nicotina, como o XQS Spearmint Strong AW com 16 mg/g de nicotina. Existem até produtos de snus completamente livres de nicotina, como o edel CBD Mint.

O corpo também não absorve toda a nicotina nestes casos, mas em média cerca de 30% do teor efetivo de nicotina no tabaco de mascar e cerca de 50% no snus All White.

Conclusão

Quanto tempo a nicotina pode ser detectada no corpo depende da duração e quantidade do consumo. Em fumadores intensos, a nicotina pode ser detectada no sangue, saliva ou urina durante cerca de 10 a 30 dias após o cessar de fumar, enquanto em fumadores ocasionais o corpo demora em média quatro dias a reduzir a concentração para um nível normal.