Snus Leistungssteigerung: Welchen Effekt hat Snus im Sport?

Queremos explicar-vos quais substâncias no Snus contribuem para o aumento do desempenho e como estas afetam as capacidades físicas.

O Snus tem sido utilizado há algum tempo por alguns atletas amadores e também profissionais como um produto para melhorar o desempenho. O termo Snus refere-se a misturas de tabaco para uso oral, que originalmente vêm da Escandinávia e são amplamente utilizadas lá.

Embora a venda seja considerada ilegal em muitos países europeus (exceto na Suíça e na Suécia), o consumo não é afetado e mesmo no desporto profissional o Snus não é classificado como uma substância dopante ilegal. Queremos explicar-vos quais substâncias no Snus contribuem para o aumento do desempenho e como estas afetam as capacidades físicas.

Quais os ingredientes do Snus?

O Snus é uma mistura de sal, aromas, água e tabaco moído, que é colocado sob o lábio superior e consumido até perder o sabor. Como o Snus contém tabaco, também contém nicotina, pois esta está presente na planta do tabaco. O teor de nicotina do Snus depende da marca, sendo que produtos especialmente fortes podem conter até 45 mg/g de nicotina.

O sal no Snus melhora a absorção do tabaco. Através das mucosas da boca, é absorvido pelo corpo e chega ao cérebro através do sangue, desencadeando aí uma série de reações. A duração do efeito depende da força do Snus e do tempo que a mistura de tabaco é mantida na boca.

Efeito do Snus no corpo e na mente

Uma das razões pelas quais alguns atletas recorrem ao Snus antes do treino é o efeito do tabaco no corpo, ou melhor, o efeito da nicotina nele contida. Quando a nicotina chega ao cérebro, o centro de recompensa é ativado e o nosso corpo liberta mais dopamina, um neurotransmissor. A dopamina melhora a comunicação entre as células nervosas e espalha sensações positivas.

Ao mesmo tempo, a nicotina também aumenta a adrenalina, o que significa que a pressão arterial e o pulso sobem. Assim, após a ingestão, não só nos sentimos menos nervosos, como também mais focados do que antes. Os utilizadores de Snus descrevem-no como uma sensação estimulante, na qual sentimentos negativos como a ansiedade são suprimidos.

Aumento do desempenho com Snus no desporto

O efeito real do Snus nos atletas ainda é relativamente pouco estudado. Alguns atletas esperam uma melhor concentração e rapidez de reação com a sua utilização, enquanto outros afirmam que o Snus não tem influência no desempenho desportivo e que se trata apenas de um impulso temporário.

Entre jogadores de hóquei no gelo, o Snus nunca foi uma raridade, e cada vez mais jogadores profissionais de futebol também usam Snus para obter um impulso de energia antes do jogo e aumentar a sua resistência.

Legalidade do Snus no desporto - O Snus é considerado doping?

Oficialmente, o Snus não está na lista mundial de substâncias dopantes proibidas, tal como a nicotina. No entanto, a nicotina está na lista de observação e poderá ser classificada como ilegal no futuro.

De facto, o consumo de Snus antes do treino ou jogo é completamente legal e os atletas não têm de temer desqualificação. Desde que o aumento do desempenho com Snus não possa ser comprovado e os atletas não obtenham uma vantagem clara com o seu uso, não é considerado doping.

Conclusão

O Snus desencadeia algumas reações no nosso corpo durante o consumo, que segundo os atletas têm um efeito positivo no seu desempenho. A ingestão ajuda a suprimir sentimentos negativos, como a ansiedade, e aumenta a libertação de adrenalina no corpo. Especialmente jogadores de hóquei no gelo e futebol são conhecidos por consumi-lo regularmente antes dos jogos.

No entanto, este aumento do desempenho com Snus não é suficientemente elevado para ser considerado doping ilegal, pelo que o Snus não está na lista de estimulantes proibidos e pode ser consumido legalmente pelos atletas.