Como fumador, certamente já pensaste em deixar de fumar de forma definitiva. As consequências negativas para a saúde superam claramente as vantagens de fumar e, embora a motivação necessária pareça estar presente, deixar de fumar pode tornar-se um desafio incrivelmente difícil.
Deixar de fumar significa, na verdade, vencer dois tipos de dependência ao mesmo tempo. Quem fuma não é apenas fisicamente dependente do tabaco, mas também psicologicamente. Para que consigas deixar de fumar, reunimos aqui as melhores dicas e ferramentas e, no final do artigo, queremos apresentar-te uma alternativa ao tabaco.
Deixar de fumar: Dependência física
Fumar desencadeia no corpo e no cérebro uma série de reações fisiológicas em poucos segundos. A principal razão para isso é a nicotina contida no cigarro. Cerca de 30% da nicotina no cigarro é libertada ao fumar e absorvida pelas vias respiratórias.
No cérebro, a nicotina liga-se a recetores que provocam as seguintes reações no nosso corpo: o coração começa a bater mais rápido, a resistência da pele diminui e a temperatura da pele baixa ligeiramente. Além disso, há um aumento da produção de suco gástrico e uma estimulação da digestão. Isso permite que os alimentos sejam metabolizados mais rapidamente e a nicotina inibe o apetite ao provocar náuseas.
A nicotina também contrai os vasos sanguíneos e provoca um aumento da pressão arterial. A estimulação dos recetores de pressão e dor leva a uma maior sensibilidade à dor. O tempo de meia-vida da nicotina é de cerca de duas horas e depois é metabolizada pelo fígado.
Deixar de fumar: Dependência psicológica
No cérebro, a nicotina aumenta a produção de dopamina. A principal função da dopamina é o efeito de recompensa, que normalmente segue experiências positivas. Os fumadores percebem isso como uma sensação de calma e bem-estar imediato.
Além disso, outras áreas do cérebro são estimuladas, fazendo com que a pessoa que fuma se sinta mais alerta e consiga concentrar-se melhor. Durante um parar de fumar, surgem sintomas de abstinência como inquietação, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Dicas para deixar de fumar:
Para que deixar de fumar seja bem-sucedido a longo prazo, não basta ocupar o corpo, é preciso também ocupar a mente. Por isso, dividimos as dicas para deixar de fumar em duas categorias.
Dicas para o corpo:
- Mantenha-se em movimento: Muitos fumadores queixam-se de ganho de peso após deixarem de fumar. Isso pode ser evitado com exercício físico suficiente.
- Substitua hábitos negativos por positivos: Para que a boca não fique entediada, tenta beber mais água ou mascar pastilha elástica.
- Evite situações em que normalmente fumavas: Por exemplo, muitas vezes fuma-se mais ao consumir álcool ou de manhã junto com uma chávena de café.
Dicas para a mente:
- Pensa no dinheiro que podes poupar ao não comprares cigarros.
- Define uma data fixa para deixares de fumar.
- Faz uma lista com as vantagens de deixar de fumar.
- Procura coisas para te distraíres com sucesso: Como um novo hobby ou simplesmente passar mais tempo com amigos e família (preferencialmente não fumadores).
Tratamento para deixar de fumar:
Se sentires que não consegues deixar de fumar sozinho, podes considerar uma das seguintes opções terapêuticas. Estas focam-se principalmente em ultrapassar com sucesso as 7 fases do parar de fumar.
- Acupuntura
- Tratamento medicamentoso para deixar de fumar
- Hipnose
- Terapia de substituição da nicotina
- Terapia comportamental
- Remédios homeopáticos
- Desintoxicação em regime hospitalar
Snus como alternativa ao tabaco
Para deixar de fumar tens duas opções: o método do ponto final, em que o parar de fumar é abrupto, ou o método de redução, em que o consumo de nicotina é diminuído gradualmente.
O Snus pode ajudar-te a desintoxicar o corpo progressivamente, pois podes definir o teor de nicotina no teu produto Snus. Produtos como o Soldat Extreme WDP têm um alto teor de nicotina com 45 mg/g. Edel Citrus AW tem um teor mais baixo de 15 mg/g e o edel CBD Mint não contém nicotina.


