Na Suécia, o tabaco de mascar é agora mais popular do que os cigarros e o consumo está a aumentar continuamente noutros países. O tabaco de mascar é frequentemente referido como uma alternativa menos prejudicial ao fumo e muitos ex-fumadores usam-no como substituto do cigarro. Mas quão perigoso é realmente o tabaco de mascar e que consequências para a saúde traz o seu consumo?
Queremos mostrar-vos os efeitos negativos e explicar exatamente o que contém o tabaco de mascar e como deve ser usado. Além disso, mostramos alguns produtos de tabaco de mascar que realmente podem ser uma alternativa ao cigarro.
O que contém o tabaco de mascar?
O tabaco de mascar é tradicionalmente composto por água, sal, aromas e tabaco. O tabaco consiste em folhas finamente moídas que são embaladas soltas ou em saquinhos de papel (tabaco de mascar em porções). O Teor de nicotina no tabaco de mascar varia consoante o produto, existem até marcas de tabaco de mascar que não contêm tabaco. Os saquinhos sem tabaco com nicotina são chamados All White Portion e são considerados ainda menos prejudiciais à saúde do que o tabaco de mascar com tabaco, devido à eliminação total do tabaco. Como a maioria dos produtos contém nicotina, são por definição uma substância viciante.
Em produtos sem fumo com tabaco foram identificadas 28 substâncias cancerígenas, enquanto nos cigarros são mais de 60 cancerígenosO tabaco de mascar da América do Norte contém, entre outras coisas, nitrosaminas, uma substância química que em altas concentrações pode causar cancro. No entanto, o tabaco de mascar da Suécia não contém nitrosaminas, pois a produção é regulada pela autoridade alimentar e esses ingredientes são proibidos. Talvez por isso ainda não tenham sido comprovadas ligações científicas entre o tabaco de mascar sueco e o cancro.
Como o produto é colocado sob o lábio superior durante o consumo, o tabaco de mascar é frequentemente associado a efeitos negativos na higiene e saúde oral, especialmente porque todos os consumidores de tabaco de mascar sentem algum grau de irritação nas gengivas. Quando o produto é humedecido na boca, a nicotina entra na corrente sanguínea e exerce o seu efeito.
Tabaco de mascar e saúde oral
Um Estudo da Universidade de Berna investigou mais detalhadamente os efeitos do tabaco de mascar na higiene oral. As doenças mais comuns incluem leucoplasias e carcinoma de células escamosas. Leucoplasias são manchas brancas na mucosa oral que, em casos extremos, podem evoluir para cancro progredir pode.
O carcinoma de células escamosas é um tumor maligno da pele. Como o tabaco de mascar da América do Norte pode conter nitrosaminas, como já mencionado, pode existir uma ligação entre o cancro da cavidade oral e o tabaco de mascar norte-americano. No entanto, até ao momento não existe um estudo estatístico detalhado que comprove esta ligação – tal como no caso do tabaco de mascar sueco.
No interior da boca, o uso de tabaco de mascar pode ainda levar a doenças periodontais como periodontite, recessões e cáries. Como os saquinhos de tabaco de mascar têm contacto direto com os dentes e gengivas, podem ocorrer Dentes manchados pelo tabaco de mascar. Alguns utilizadores iniciantes de tabaco de mascar relatam que as suas gengivas arderam após o consumo. Com o consumo prolongado, as gengivas podem inflamar-se e retrair-se. Deve-se, portanto, dar muita importância à higiene oral adequada.
Doenças cardiovasculares e diabetes
Em consumidores que usam tabaco de mascar diariamente, foi observado um aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol. No entanto, este efeito do tabaco de mascar não foi permanente e diminuiu quando os participantes deixaram de consumir tabaco de mascar. Sobre não existem ainda dados suficientes sobre os efeitos a longo prazo – as estatísticas de saúde suecas falam por si: a taxa mais baixa de cancro do pulmão no mundo, bem como, em comparação com outras nações, taxas não elevadas de cancro oral.
Como se compara o tabaco de mascar aos cigarros?
Tanto os cigarros como o tabaco de mascar contêm nicotina. A nicotina é sempre viciante e pode causar danos à saúde. Como no tabaco de mascar não ocorre um processo de combustão, são libertadas menos substâncias nocivas do que nos cigarros. O potencial de dano é, portanto, menor no tabaco de mascar, o que, no entanto, não significa que o consumo seja completamente inofensivo. O tabaco de mascar deve ser consumido com moderação, tal como outros produtos de prazer. Além disso, o uso de tabaco de mascar elimina o risco do fumo passivo.
Como os saquinhos de tabaco de mascar são feitos de celulose, podem ser biodegradáveis. Para o ambiente, o tabaco de mascar é, portanto, certamente mais favorável do que fumar.
Quem planeia deixar de fumar pode experimentar produtos de tabaco de mascar sem nicotina ou sem tabaco. As All White Pouches não contêm tabaco e não mancham os dentes. Entre as marcas conhecidas estão nobre e White Fox. O produto completamente livre de nicotina é da marca edel. Edel CBD Mint não contém nem nicotina nem tabaco e é excelente como substituto do cigarro.


