A nicotina é um veneno que, em quantidades elevadas, pode causar problemas de saúde. Doenças cancerígenas, perturbações cardiovasculares e bronquite crónica são apenas algumas das consequências a longo prazo do tabagismo. Estas desenvolvem-se normalmente muito lentamente, pelo que os fumadores muitas vezes não percebem imediatamente os efeitos na saúde.
A quantidade de nicotina absorvida ao fumar normalmente não é suficiente para causar uma intoxicação com risco de vida. Mas o que acontece se produtos com nicotina forem engolidos acidentalmente? Quais são os sintomas de uma intoxicação por nicotina e qual é o risco?
Neste artigo queremos contar-vos mais sobre o tema da intoxicação por nicotina e apresentar algumas alternativas aos cigarros.
O que é uma intoxicação por nicotina?
Uma intoxicação por nicotina é frequentemente causada pela ingestão de cigarros ou tabaco para enrolar. Outros produtos, como charutos, tabaco para rapé ou mastigar, pastilhas de nicotina ou adesivos para cessação, também podem causar um chamado choque de nicotina, embora o risco seja relativamente baixo.
Que quantidade de nicotina é perigosa?
A questão da dose letal de nicotina ainda não foi claramente respondida pela investigação. Em geral, considera-se que 300 a 600 mg de nicotina podem ser fatais. Um cigarro contém em média cerca de dois miligramas de nicotina. Para ingerir uma dose letal, seria necessário consumir mais de 200 cigarros. No caso dos cigarros eletrónicos, isso significa que seriam necessários 8 ml de e-líquido com 6 mg/ml.
Se a dose é letal ou não depende também do peso corporal e da origem da nicotina. Por isso, deve-se ter especial cuidado com crianças ou animais de estimação para evitar que engulam produtos com nicotina.
Uma intoxicação por nicotina apenas pelo ato de fumar é incomum, pois o corpo processa a nicotina rapidamente. Após duas horas, o nível de nicotina no sangue reduz-se para metade. Para uma dose letal, seria necessário consumir mais de 200 cigarros de uma só vez.
Qual é a diferença entre intoxicação aguda e crónica por nicotina?
Na intoxicação aguda por nicotina ocorre a ingestão do produto com nicotina, o que faz com que uma grande quantidade de nicotina seja absorvida de uma só vez.
A intoxicação crónica por nicotina desenvolve-se ao longo de muitos anos e inicialmente passa despercebida. Esta intoxicação crónica é frequentemente desenvolvida por fumadores intensos e de longa duração. Os sintomas da intoxicação crónica por nicotina incluem danos nos sistemas vascular e nervoso, bem como nos órgãos. Para evitar uma intoxicação crónica por nicotina, há apenas um caminho: deixar de fumar.
Quais são os sintomas de uma intoxicação aguda por nicotina?
A intoxicação por nicotina ocorre em duas fases. A primeira fase é caracterizada por uma sensação de mal-estar e náusea. Além disso, pode ocorrer aumento da pressão arterial e palpitações. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependem da quantidade ingerida. Outros sintomas incluem confusão, estados de pânico, aumento da salivação e dificuldade respiratória.
Na segunda fase, o corpo começa a decompor a nicotina e a pessoa começa a acalmar-se. A pressão arterial e o ritmo cardíaco diminuem novamente. Em alguns casos, a depressão surge como sintoma, além disso, os afetados sentem-se exaustos e a respiração torna-se superficial. Também surge uma sensação de fraqueza e a diarreia é uma consequência frequente.
O que é um choque de nicotina?
Um choque de nicotina ou flash de nicotina pode ocorrer quando há uma sobrecarga do efeito da nicotina no cérebro. Isto acontece mais frequentemente com cigarros eletrónicos, pois estes têm uma concentração de nicotina mais elevada. Os sintomas incluem náusea, sudorese, tremores, fadiga, vómitos e cólicas intestinais. A probabilidade de um choque de nicotina é maior do que a de uma intoxicação por nicotina.
O que fazer em caso de overdose?
Mesmo numa overdose leve, o corpo envia sinais. Se surgirem sintomas como dores de cabeça ou náusea, devem fazer uma pausa e não consumir mais nicotina.
Quão perigoso é engolir Snus?
Como no Snus não ocorre um processo de combustão, é considerado menos perigoso do que os cigarros. No caso de engolir Snus acidentalmente, o perigo não é particularmente grande, pois as quantidades de substâncias perigosas são menores do que nos cigarros. Para causar uma intoxicação por nicotina, seria necessário engolir vários saquinhos num curto espaço de tempo.
Embora o Snus não represente um grande perigo, não deve ser engolido, pois também pode causar desconforto estomacal. O Snus está disponível com diferentes níveis de nicotina: edel Onyx, por exemplo, tem um teor elevado de 25 mg/g. VELO Mighty Peppermint tem um teor de nicotina de 15,5 mg/g. Edel CBD Mint não contém nicotina e é uma excelente alternativa ao tabagismo.


