Já ouviu falar? Queremos esclarecer o que é o abuso de nicotina, quais as suas formas e como a nicotina pode ser consumida com menos risco.
O consumo excessivo de produtos que contêm nicotina é medicamente designado por abuso de nicotina ou dependência de nicotina. Quero explicar o que é o abuso de nicotina, quais as suas formas e como a nicotina pode ser consumida com menos risco.O que se entende por abuso de nicotina?
O abuso de nicotina é uma forte dependência física e psicológica da nicotina. Tipicamente, trata-se de um uso prejudicial de cigarros, cigarros eletrónicos ou outros produtos que contêm tabaco. Pessoas que sofrem de dependência de nicotina não conseguem funcionar normalmente no seu dia a dia se não consumirem nicotina regularmente.
Um consumo elevado de nicotina tem graves consequências para a saúde, sendo necessário um diagnóstico médico antes de iniciar o tratamento. Devido ao elevado potencial de dependência da nicotina, o seu consumo excessivo é considerado abuso.
Como se desenvolve a dependência de nicotina?
O consumo de nicotina afeta vários recetores no cérebro e desencadeia muitos processos fisiológicos. Entre outras coisas, é libertada mais dopamina e o consumidor sente-se eufórico. Com o consumo regular de nicotina, o corpo começa a formar mais recetores.
Quando a ingestão de nicotina é interrompida subitamente, surgem sintomas de abstinência como irritabilidade aumentada e inquietação. Outros sintomas incluem insónia, fome e problemas de concentração.
Quais são os sintomas e efeitos do abuso de nicotina?
O corpo habitua-se gradualmente ao consumo de nicotina e aprende a processar a substância. Como resultado, os utilizadores precisam agora de mais nicotina para obter o mesmo efeito. Este é um sintoma do abuso de nicotina, mas outros incluem:
· Um forte desejo por produtos que contenham nicotina
· Quantidades incontroláveis de nicotina
· Sintomas de abstinência quando deixa de consumir
· O consumo aumenta constantemente
· Ignorar outros passatempos e interesses
· Incapacidade de parar de consumir sem ajuda
Os cigarros contêm mais de 40 carcinogéneos, o que aumenta rapidamente o risco de cancro para o fumador. Além disso, fumar estreita os vasos sanguíneos e deposita alcatrão nos pulmões. Isto pode levar a uma bronquite crónica. Também os pequenos vasos sanguíneos aumentam o risco de acidente vascular cerebral.
Quais são as formas de consumo de nicotina?
Naturalmente, fumar é a forma mais comum de consumo de nicotina. Na UE, um em cada quatro cidadãos fuma. Os países escandinavos Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia têm as taxas de fumadores mais baixas devido à ampla utilização do Snus. Outras formas comuns de consumo de nicotina são:· Fumar charutos
· Cigarro eletrónico
· Fumar cachimbo
· Mascar tabaco
· Rapé
Existem formas menos arriscadas de consumir nicotina?
Uma das razões pelas quais a Escandinávia tem tão poucos fumadores é a longa tradição do Snus. O Snus é feito de tabaco moído e colocado numa pequena bolsa ou pedaço sob o lábio superior. Como no Snus não ocorre combustão, são produzidos muito menos poluentes do que ao fumar. Ao contrário do fumo, também não incomoda as pessoas à sua volta.
Além disso, existem produtos Snus de diferentes intensidades, que lhe permitem reduzir gradualmente o teor de nicotina: as versões suaves têm um teor de nicotina entre 4 e 8 mg/g, e agora também está disponível Snus sem nicotina. O Snus branco, também conhecido como saquetas de nicotina, não contém tabaco e não deixa manchas nos dedos ou dentes, pelo que também é uma opção para quem procura alternativas ao Snus com tabaco.
Conclusão – Abuso de nicotina – Uma forte dependência com consequências para a saúde
O abuso de nicotina é uma dependência grave de produtos que contêm nicotina, com muitas consequências devastadoras para a saúde.
O Snus é uma alternativa menos arriscada aos cigarros. O Snus é pobre em toxinas, não queima durante o consumo e, por isso, protege os pulmões e a saúde. Pode comprar Snus em diferentes intensidades e reduzir a quantidade de forma contínua.


